23 de abril de 2009

Windows 7 à Vista…

Desculpem o trocadilho. Foi inevitável.

Mas o fato é que a nova versão do sistema operacional da Microsoft está em fase adiantada de desenvolvimento. O Windows 7 como será chamado está prestes a liberar sua versão RC1 (Release Candidate). A expectativa é que o mesmo esteja disponível em Maio.

Uma explicação para quem não conhece como funciona o desenvolvimento de um SO.

Após o desenvolvimento inicial, os programadores liberam uma versão conhecida como “Alfa”. Normalmente é uma versão precária, instável e quase sem nenhuma relação com o produto final. Serve como parâmentro aos desenvolvedores.

A partir daí, a evolução da programação conduz a liberação de uma versão conhecida como “Beta”. É um produto funcional que é liberado para utilização por alguns usuários, chamados “Beta testers”. Eles utilizarão instensivamente o sistema em busca de erros e melhorias. Durante a fase Beta, a Microsoft pode optar por lançar ou não o produto para o público em geral. No caso do Windows 7, a empresa liberou o download para o público por um período de tempo.

Ainda durante a fase Beta, o programa sofre diversas melhorias e correções. Desta forma os betas evoluem para versões cada vez mais estáveis. São as chamadas “builds”. Para exemplificar, o Beta do Windows liberado para o publico corresponde à build 7000.

Teoricamente, as builds seguintes não deveriam estar disponíveis para o público em geral. Mas houve um vazamento. Aliás, mais de um. E assim, as build posteriores vazaram e muitas delas estão disponíveis em sites de P2P.

Após o estágio Beta, a empresa lança aquilo que ela considera um provável candidato ao produto acabado. Não é o lançamento oficial, mas o lançamento de um sistema pronto com todas as características do produto final que pode (ou não) sofre algum ajuste menor. Esta versão é chamada “Release Candidate” (ou Candidato ao lançamento) e nada impede que tenhamos vários RC’s.

Até onde tenho notícia, o Windows 7 está na build 7077 que por sinal está muito boa e estável. Rumores já falam em build 7078 e 7079, mas não encontrei nenhuma confirmação sobre isso. Outros rumores dizem que a 7077 será a versão 7100 que por sua vez,  será considerada a versão RC1. Como vemos, os rumores se contradizem. Resta então esperar.

Afinal, Maio está logo aí…

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...