21 de julho de 2009

A UNE e o movimento estudantil

A União Nacional dos Estudantes (UNE) realizou seu congresso nacional nesta última semana na cidade de Brasília. A entidade mostra ao público como sendo o órgão máximo dos estudantes e que suas opiniões refletem a opinião dos estudantes de modo geral.

É uma entidade politizada, e infelizmente, partidária. Em suas manifestações estão presentes bandeiras de partidos ditos “reacionários” como PC do B, PT, PSTU entre outros. Em minha opinião, é um grande erro misturar política partidária com movimento estudantil.

Mas será que a UNE reflete mesmo a opinião dos estudantes?

Algumas coisas para se pensar:

1) O congresso reuniu cerca de 6 mil estudantes de todo o país. Em parceria com o Ministério da Educação (MEC), utilizaram a infra-estrutura de várias escolas de educação básica utilizando as escolas como alojamento durante o evento. Após a saída dos estudantes, as instalações foram depredadas (na falta de um termo melhor), encontraram muito lixo, preservativos usados sinais de drogas e muitas bebidas alcóolicas. Eventos dessa magnitude tem um lado social é claro. Mas é isso que os estudantes pensam? O Congresso tem essa finalidade? Um lugar para drogas, sexo fácil e bebida?

2) O evento foi patrocinado pela Petrobrás que doou R$ 100 mil para a entidade na realização do evento. Eu já participei na organização de eventos na época de faculdade e sei que patrocínio é necessário, mas isso sempre implica em retorno para o patrocinador. No caso da UNE, houve uma passeata em prol do petróleo e com bandeiras de apoio à Petrobrás.

É isso o que se discute? E sobre as políticas educacionais? E sobre as mudanças no ENEM? A reestruturação da educação básica?

A UNE transformou-se quase em uma facção política. Forma futuros deputados, vereadores, pessoas nem sempre preocupadas com os rumos da nação.

Movimento estudantil? Não, apenas um bando de crianças brincando como adultos agindo de forma irresponsável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...