10 de agosto de 2009

Caos no transporte de SP

Era uma reprise, mas dei sorte de assistir hoje ao programa Roda Viva que foi exibido em 03/08. O entrevistado foi o Secretário Municipal de Transportes da cidade de São Paulo, Sr. Alexandre de Moraes.

Não é novidade que o transporte público em São Paulo e o trânsito como um todo é um verdadeiro inferno: desrespeito às leis de trânsito, transporte público de má qualidade e em quantidade insuficiente, péssima distribuição dos itinerários… a lista é longa. A palavra “caos” resume bem a situação aqui na cidade.

Bem é verdade que algumas coisas estão sendo feitas. O metrô está em expansão. Existe um projeto consistente de expansão dos corredores de ônibus. O rodoanel está tomando forma. Aumentaram o tempo de utilização do bilhete único. Até mesmo a idéia da ciclovia na Radial Leste e os bicicletários nas estações do metrô mostraram-se eficazes.

Mas nem tudo tem sido bem planejado. O melhor exemplo é a nova lei para o transporte privado (ônibus fretados) que foram restritos a áreas de circulação que pouco contribuem para melhoria do transporte. Um efeito colateral desta medida é aumentar ainda mais a lotação do metrô e fazer com que muitos voltem a utilizar seus automóveis, aumentando ainda mais o trânsito.

Entretanto, o secretário parece não ter conhecimento da situação real do transporte público em São Paulo. Ao afirmar que a situação do transporte público está apenas “um pouco complicada” no momento em que ele foi solicitado a responder diretamente sobre isso, ele caiu em total descrédito.

Talvez o senhor secretário aprendesse um pouco mais sobre o transporte público da cidade se ele experimentasse embarcar no metrô por volta das 07h00 ou embarcasse em um ônibus no extremo sul da cidade em direção ao centro no mesmo horário.

Aliás, os administradores públicos deveriam experimentar de vez em quando os serviços oferecidos por eles: deveriam usar o metrô, ir a um posto de saúde, embarcar em um ônibus, ir a um cartório eleitoral, ao posto da previdência social.

Quem sabe eles aprenderiam um pouco mais sobre a realidade do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...