23 de agosto de 2009

Schumacher ou Senna?

Hoje teve GP da Europa. Hoje deu Barrichello. E como sempre, surgiram vozes contra e a favor do piloto. Uns dizem que ele é talentoso. Outros que ele é um fiasco.

Obviamente, surgem discussões também sobre quem foi o melhor: Senna ou Schumacher. Inclusive nesta semana, uma revista inglesa divulgou uma lista com os melhores 50 pilotos de todos os tempos. Schumacher é o primeiro, Senna é o segundo. Tanto o Felipe Massa como Rubens Barrichello estão nesta lista também.

Não sou uma autoridade em F1, mas sempre assisti às corridas desde 1984. Acompanhei a ascensão de Prost, o triunfo de Piquet, a consagração de Lauda, os azares do Mansell, o surgimento do Schumacher, a sorte do Hill entre outros bons pilotos.

Não dá para dizer quem é o melhor. O ano em que eles competiram diretamente foi o ano em que o Senna morreu e sendo assim, nunca existirá uma comparação direta.

Desta forma, eu proponho uma divisão em três categorias: os gênios, os bons pilotos e o resto.

Claro que minha lista não incluirá gênios como Jim Clark ou Graham Hill pois minha história com a F1 vem depois desdes grandes campeões (ou até Gilles Villeneuve que era extraordinário, mas nunca foi campeão).

Sendo assim, e correndo risco de críticos despreparados, lá vai:

  1. Gênios absolutos: Alain Prost, Ayrton Senna e Michael Schumacher
  2. Bons pilotos: Nikki Lauda, Heinz Harald Frentzen, Rubens Barrichello, Felipe Massa, Nigel Mansell, Gerhard Berger, Mikka Hakkinen, Elio de Angelis, Nelson Piquet, Keke Rosberg, Robert Kubica, Mika Hakkinen, Andrea de Cesaris, Michelle Alboreto
  3. Aparentam ser melhores do que realmente são: Juan Pablo Montoya, Damon Hill, Kimi Raikkonen (apesar de ser campeão mundial), Lewis Hamilton (idem), Jean Alesi, JJ Lehto, Jos Vestarpen, David Coulthard, Jacques Villeneuve.
  4. O resto

Vou reler um pouco sobre a história da F1, quem sabe mudo alguma coisa nesta lista…

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...