14 de junho de 2010

Jabulani: a grande heroína da Copa

2010_jabulani

Não sou um fanático por futebol, mas sempre é legal acompanhar a Copa. Afinal, é a oportunidade que temos de ver seleções nacionais jogando para valer e não aqueles amistosos insossos que o Brasil joga apenas por razão contratuais. Convenhamos… Brasil x Estônia (ambas patrocinadas pela Nike) não é lá um jogão de bola.

Claro que o “pega-pra-capar” ainda não começou. Estamos na fase de grupos onde as seleções tradicionais estão em grupos separados. O Brasil por exemplo enfrentará a potência Coréia do Norte, em seguida a tradicional Costa do Marfim e por fim, encara Portugal (que provavelmente será o único jogo que valerá a pena ver).

O mesmo vale para para as outras seleções. Dos oito jogos realizados eu acompanhei seis deles. E acabei perdendo o mais interessante: Alemanha x Austrália. Não pelo confronto, afinal a terra do canguru não tem um grande time, mas pelo espetáculo. A Alemanha ganhou por 4 x 0.

Apesar dos jogos “meia-boca”, a Copa já tem a sua heroína: Jabulani. É a bola oficial da Copa 2010. Desde 1970 a Adidas é a fornecedora da pelota para os mundiais e em todas as edições apresenta uma nova edição. Em 1970 era a Telstar (a bola de futebol clássica branca com gomos pintados em preto) e ela foi revolucionária pois foi criada para facilitar a visualização da bola nas transmissões televisivas.

De lá pra cá a bola ganhou tecnologia e cores. Inegavelmente a bola é muito bonita. Tem diversas camadas de polímeros e outros cacarecos que eu não saberia explicar (leiam aqui detalhes sobre a bola)

O fato é que a bola está dando um baile nos jogadores. É chutão pra cá… chutão pra lá… bola que pega efeito… sobe demais… não sobe… chega a ser engraçado. Realmente engraçado.

Hoje volto de minha licença-saúde então não poderei acompanhar mais aos jogos. Somente os de final de semana e os do Brasil. Mas apesar disso, eu já tenho para quem torcer nesta copa. Minha torcida vai para a Jabulani.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...