19 de julho de 2010

Nostalgias

Essa aqui é para quem – na década de 80 – assim como eu tomou contato com os primeiros animes exibidos no Brasil. Era um tempo em tínhamos Dragon Ball (a versão original), Zillion e a impagável “Patrulha Estelar”.

Patrulha Estelar era um anime contagiante. Tinha uma boa história, uma qualidade (para a época) excepcional e realmente prendia a molecada em frente à TV.

Lembro de ter assistido pela primeira por volta de 1984 no começo da extinta TV Manchete (hoje, Rede TV). Inicialmente a saga era dividida em três grandes histórias: “A busca por Iscandar”, “O Cometa Império” e “A crise do sol”. A versão transmitida aqui no Brasil era uma mistura da versão americana(Star Blazers) com a versão japonesa (Uuchun Sekan Yamato). Naquela época eu só conhecia a nave como “Argo”. Muito tempo depois, descobri que se tratava da história do encouraçado imperial Yamato que foi abatido durante a II Guerra Mundial (veja na Wikipedia… vale a pena a leitura).

Os heróis também tinham seus nomes alterados de acordo com a versão que eu assistia. Assim, o capitão Juzo Okita no original passou a ser o “Capitão Avatar”. O herói Susumu Kodai tornava-se “Derek Wildstar” (mais tarde, Capitão Wildstar) e sua amada Yuki Mori simplesmente conhecida como “Lola”. Outros nomes também foram alterados aparentemente sem nenhum sentido. Creio que isso foi feito na versão americana para apaziguar as profundas feridas causadas pelos combates da II Guerra.

Só vim a assistir a primeira parte (A busca por Iscandar) muitos anos depois. Através do Youtube, em uma versão dublada em japonês com legendas em inglês). Nunca perdoei a TV Manchete por não ter exibido a primeira parte. As outras partes eu assisti integralmente na época e depois também pelo YouTube.

Este anime é muito famoso e marcou época porque mostrou – sob um certo ponto de vista – o resgate do orgulho nacional japonês. Existe uma legião de fãs pelo mundo, comparável aos fãs de Dragon Ball e Cavaleiros do Zodíaco.

Para quem nunca assistiu, aí vai uma palhinha com a abertura original:

Ontem, tomado por uma certa nostalgia, resolvi procurar por episódios para download. Aos defensores dos direitos autorais, me perdoem, mas é pouco provável que lancem um dia este anime em DVD aqui no Brasil e também eu não manjo japonês para comprar no original. Então decidi baixar pela internet mesmo.

Qual não foi minha surpresa ao encontrar os episódios originais remasterizados em FullHD. S-E-N-S-A-C-I-O-N-A-L. Vejam como ficou:

Achei rapidamente as três histórias. E já baixei quase tudo. Além disso, descobri que a história não havia parado ali. Além destes 3 blocos, existiram filmes, sendo que no último deles, a Yamato é destruída para salvar a Terra. Até aí já estava de bom tamanho.

Aí, procurando um pouquinho mais nos sites especializados em animes, descobri que criaram uma nova versão do anime, com recursos de computação gráfica que deixaram o desenho ainda mais espetacular. Deram o nome de “Space Battleship Yamato: Rebirth”. Sem palavras… apenas vejam o vídeo (está tudo em japonês, mas não se preocupem com este pequeno detalhe):

Óbvio que eu vou caçar este anime na internet também. E espero encontrá-lo em breve.

E aí… eis que eu descubro que fizeram um filme em live action. Sim, personagens reais (mas espero que bem diferente do que foi a palhaçada com o Dragon Ball… coitado do Goku). O clipe é de dar água na boca:

E o filme estréia lá no Japão em Dezembro de 2010. Será que um dia vai passar na Tela Quente ou vou ter que apelar para a Internet?

A propósito, descobri também que fizeram um filme sobre o verdadeiro Yamato (aliás, o maior navio de guerra já construído até a II Guerra Mundial). Quem sabe se eu vier a encontrar uma versão legendada em inglês… o trailer é muito bem feito:

Um PS… achei no youtube o filme inteiro com legenda em inglês.

2 comentários:

  1. O filme da Yamato vai estrear no Japão dia 01/12/2010, e no Brasil dia 31/12/2010. Veja no site da rede de cinema Severiano Ribeiro (Kinoplex), lançamentos futuros, Dezembro.
    Incrível, né!!! Ainda bem...

    ResponderExcluir
  2. Encontrei seu blog procurando pelas legendas do último desenho animado de 2009, Fukkatsu Hen ou Yamato Rebirth.

    Também sou grande fã da série e gostei de ler seu comentário.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...