11 de novembro de 2010

O que é ser um secretário?

Trabalhar como secretário de escola é como andar de montanha-russa: você passa por altos e baixos e em alguns momentos você tem um friozinho na barriga.

O quadro administrativo da escola normalmente é o local menos lembrado por professores e alunos, mas é o mais xingado quando surgem os problemas.

Alguns professores reconhecem o trabalho do secretário. Outros, nem tanto. Alguns elogiam, muitos brigam. Amparam-se em afirmações duvidosas, acusam sem fundamento e utilizam técnicas de intimidação em alguns casos.

E realmente isto é estressante.

Mas eu não posso simplesmente abandonar o barco. Muita coisa em jogo. Felicidade de outras pessoas. Não posso ser leviano a ponto de ignorar tudo e todos.

Assim, cheguei a conclusão de que devo seguir algumas diretrizes básicas para que meu trabalho possa ter um mínimo de tranquilidade. Assim, estas serão minhas diretrizes:

Ser secretário é…

  1. Ser saco de pancadas
  2. Ouvir reclamações, algumas justas, outras injustas
  3. Ser apontado como o principal culpado dos problemas administrativos
  4. Levar broncas por todos os lados: do diretor, dos professores, da diretoria de ensino
  5. Nunca ter razão, não importa qual seja o problema
  6. Ser imparcial e respeitar todos igualmente (mesmo que alguns não entendam que todos os professores são iguais e briguem comigo por conta disto)
  7. Ser paciente, mesmo que as possibilidades de diálogo já tenham se esgotado
  8. Não ter oportunidade para se justificar (leia o item 5)

Não é fácil… mas esse é o meu trabalho e meu ganha-pã0… eu preciso do meu trabalho para poder pagar minhas contas. Por isso, vou continuar fazendo o meu melhor.

2 comentários:

  1. Triste , mas é a nossa realidade

    Vou colocar seu texto na porta da minha sala!

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente com tudo que foi dito. Eu ingresei em meados de 2009 no cargo de Secretária e não vejo a hora de exonerar. Tentei outros concursos mas infelizmente ainda não obtive sucesso. Estou pedindo a Deus que me dê forças para aguentar firme pela remoção 2011 já que não teve remoção 2010. Queria poder me dar ao luxo de exonerar.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...