1 de maio de 2011

As homenagens do Google

Se você utiliza internet muito provavelmente já acessou o site do Google para pesquisar algum conteúdo. Seja para localizar um trabalho de faculdade, um endereço, um site sobre determinado assunto. O fato é que é possível afirmar que, se você acessa a internet, então você utiliza o Google.

Sites de busca não são novidades na rede. Mesmo o Google já tem 13 anos de estrada. Seu diferencial em relação aos rivais residia na forma como as buscas eram realizadas. Ao invés de apenas concentrar-se no termo a ser procurado (o que muitas vezes resultava em páginas inconsistentes), o Google procurava a inter-relação entre elas, resultando em buscas mais precisas.

Outra característica do sistema era o visual espartano de sua página inicial. Enquanto os sites Altavista, Yahoo, Lycos, Freeserve, Excite e até mesmo os nacionais Cadê? e Achei! utilizavam páginas mais resbuscadas, o Google manteve-se fiel à sua origem. Um site leve, apenas com o necessário para realizar a busca. Aqui, vemos o site como era em 1998:

Google1998

De lá para cá, pouca coisa mudou. O site ganhou apenas uma modernização aqui, um retoque ali, mas a essência continua a mesma:

google-print-novo

O Google tornou-se sinônimo de busca na internet. Mesmo os seu rival mais próximo (o Bing, da Microsoft) tem uma participação mínima.

A lucratividade do negócio está na publicidade. Quando fazemos uma pesquisa, além dos sites localizados, o Google oferece alguns outros em caráter de “link patrocinado”. Assim, se você digitar Aparelho Celular, ele mostrará páginas relacionadas e também propagandas de aparelhos, lojas ou serviços.

image

Ao centro da página, os resultados. Na lateral direita, os tais “links patrocinados”. Uma boa maneira de anunciar um produto, não é mesmo?

Já vem algum tempo que o Google – em certas datas comemorativas altera o logotipo em referência a comemoração em questão. Eu comentei sonbre isso no blog anteriormente quando eles adaptaram o logotipo para o “menino maluquinho” do Ziraldo.

Desta vez, a data comemorativa é o dia do trabalho. E aí vai o novo logotipo estilizado:

labourday11-hp

Acho interessante a iniciativa, mas também acho que eles estão exagerando. Para quase tudo eles estão criando logos comemorativos. Do jeito que via, logo logo, todo dia terá um logotipo novo ao acessar a página do Google.

total-logo

A propósito, ao buscar informações para redigir este link, encontrei um post em um blog sobre design que me pareceu muito interessante. O blog pode ser acessado através deste link. Chamo a atenção em especial para o post sobre logotipos, que é muito interessante também.

Aí está… mais um post longe de críticas subversivas que não ofenderão a ninguém. Assim espero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...