2 de maio de 2011

A lei da “Causa e Efeito”

Mais uma noite de insônia… tentando compreender algumas coisas que acontecem em minha vida. No começo da noite, assisti novamente ao filme “Nosso Lar”. E aí, só agora… quase cinco horas da manhã, lembrei da Lei da Causa e Efeito.

Retirei a explicação do site Wikipedia:

A Lei de causa e efeito é um dos princípios fundamentais preconizados pela Doutrina Espírita para explicar as contingências ligadas à vida humana. Também é conhecida na literatura espírita como Lei da Causalidade.

Segundo ela, a todo ato da vida moral do homem corresponderia uma reação semelhante dirigida a ele, criando-se, assim, algo similar ao "cosmos ininterrupto de retribuição ética", a que alude Max Weber em Economia e Sociedade.

A Lei de causa e efeito, segundo a compreendia Kardec, distanciava-se da concepção de Karma, erroneamente difundida no Ocidente, por não admitir o determinismo.

Esta lei procura explicar os acontecimentos da vida atribuindo um "motivo justo", e uma "finalidade proveitosa" para todos os acontecimentos com que se depara o homem, inclusive o sofrimento.

Se aquilo que acredito estiver minimamente correto, então tudo o que ocorreu comigo nada mais é do que o reflexo das escolhas erradas que fiz.

E com isso, mais uma noite de sono foi perdida…

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...