25 de setembro de 2011

O adeus definitivo ao Windows 98

image

Sou uma espécie de saudosista incorrigível. Como usuário avançado de computadores, tenho por obrigação utilizar e testar o que existe de atual no mercado.

Entretanto, gosto de fuçar em sistemas operacionais antigos também… observar como uma tarefa era mais complicada ou mais fácil em relação aos sistemas atuais… e é divertido ver como estes sistemas ficam super velozes em máquinas atuais, fazendo qualquer máquina topo de lina da época se roer de inveja.

Uma maneira de utilizar um sistema antigo sem prejudicar o sistema atual é utilizar uma máquina virtual. Existem várias por aí. As duas boas soluções que conheço são a Virtual Box e VMware. Eu utilizo o VMware Workstation, mas é uma alternativa paga. Se o bolso estiver furado, opte pelo Virtual Box. Ele é muito bom.

Alguns irão me lembrar que o Windows 7 também tem sua máquina de virtualização. Isso é parcialmente correto pois a mesma só está disponível nas versões Ultimate e Business.

O fato é que resolvi instalar o Windows 98 em uma máquina virtual. Os recursos para ela seriam dignos de qualquer máquina de ponta para época: Processador 2,93 MHz (com 1 núcleo apenas, já que o Win98 não suporta multiprocessamento), 256 MB de RAM e um HD de 16 GB. Uma configuração ultra topo de linha para o padrão Win98.

O CD de instalação não seria um problema pois eu o tenho até hoje. Já o disquete sim… Faz quatro anos que meu computador não é dotado de unidade de disquete.

A solução foi recorrer à Internet. Encontrei uma imagem no formato IMG (que permite simular o disquete) e segui com a instalação.

O que normalmente eu levava em torno de 1h30 fiz em apenas 4 minutos. Até aí, sensacional.

As surpresas começaram aí… o Windows 98 não reconheceu áudio, vídeo, modem, usb, impressora, scanner, monitor, teclado (sem fio) e mouse (sem fio).

Curiosamente, a internet funcionava… tratei de tentar atualizar e instalar todos os drivers.

E então descobri (na verdade, já sabia mas não aceitava)… não há mais suporte por parte dos fabricantes. Não existem os drivers que fariam as placas funcionarem.

Afinal, é um sistema de 14 anos de vida. Era a maneira pela qual os computadores funcionavam naquela época.

Oficialmente, o Windows 98 acabou há muito tempo… para mim, ele acabou hoje.

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...