20 de julho de 2012

Filmes motivacionais

Este período de recesso serviu para muitas coisas. Uma delas foi assistir a alguns filmes de meu interesse. Sou bem eclético para filmes, podendo assistir uma bela comédia, um drama, uma ficção científica, um documentário e até mesmo um filme de terror.

Minha esposa não é muito ligada a cinema então aproveitei para colocar a filmografia em dia também.

De todos os filmes que vi, quero citar dois deles para vocês. São essencialmente filmes biográficos com um certo toque holywoodiano (afinal, são filmes comerciais e têm como premissa gerar lucro). Em comum, o mesmo objetivo: não desistir dos sonhos.

Cinderella Man (Br: A luta pela esperança)

cinderella2

Este filme – estrelado por Russell Crowe, Renée Zellweger e Paul Giamatti – conta a história do boxeador James J. Braddock que foi uma grande promessa do boxe no final dos anos 20 mas que perdeu uma luta e teve sua mão quebrada no ringue.

Após este acidente e por conta da grande depressão de 1929, Braddock precisou deixar o esporte para cuidar de sua família. Por conta das grandes dificuldades da época, Braddock viu sua família por muitas vezes enfrentando o frio e a fome. Trabalhando como estivador eventual (pois nem sempre ele conseguia trabalho), seu amigo e ex-agente Joe Gould lhe propõe uma luta de despedida.

cinderella3Na verdade, a luta apenas surgiu porque um dos lutadores sofrera uma lesão poucos dias antes do combate. Com o tempo curto e sem adversários a altura, Gould lembrou-se de Braddock que para garantir o sustento de sua família estava disposto a servir como saco de pancadas.

Então, o inesperado acontece: Braddock mostra-se um novo lutador. Com a mão direita engessada por conta da fratura ele aprendeu a golpear com a mão esquerda também, tornando-se um lutador muito melhor. Assim, Braddock arrasa seu adversário no terceiro round e renasce para o boxe.

cinderella

Descobre-se então que seu empresário também está completamente falido e juntos eles buscam por uma nova chance. Uma segunda chance para provar que James J. Braddock não era apenas uma promessa do boxe.

O que se segue é o renascimento de sua carreira até que ele enfrenta o atual campeão mundial dos pesos pesados. Após muita luta, força e esperança, James J. Braddock mostra que é possível vencer, mesmo quando tudo o que acontece a nossa volta volta nos mostra o contrário.

Aqui, você confere o trailer deste maravilhoso filme:

Trailer do filme “A luta pela esperança” (Cinderella Man)

Men of Honor (Br: Homens de honra)

men1Este filme conta a história de Carl Brashear (Cuba Gooding Jr.), um jovem proveniente de uma humilde família negra que vivia na área rural do estado do Kentucky. Ainda jovem, Brashear alistou-se na marinha em busca de um futuro melhor. Lá, descobre que os negros são hostilizados e segregados, tornando-se um simples cozinheiro a bordo de um navio.

Tudo muda quando ocorre um acidente a bordo do navio USS Hoister e ele presencia o trabalho dos mergulhadores nas operações de salvamento. A partir deste momento, Brashear decide tornar-se um mergulhador naval.

men5Por ser ambientado no final da década de 40, o filme mostra a grande segregação racial entre brancos e negros. Brashear insistiu por quase 2 anos para ser aceito na escola de mergulhadores e lá foi hostilizado por praticamente todos os postulantes, além do comandante Billy Sunday (Robert De Niro) que tornou a vida de Brashear um verdadeiro inferno.

men3Aos poucos, Brashear vai conquistando seu espaço com a ajuda daquela que seria sua futura esposa e támbém com toda sua força de vontade e dedicação. Mesmo com as armações do oficial comandante da escola de mergulhadores (Hal Hobrook), Carl consegue concluir seu curso de mergulhador graduando-se após uma prova final emocionante. Ao mesmo tempo, ele consegue conquistar o respeito do seu comandante e instrutor Sunday.

Sunday é penalizado pelo seu oficial comandante e Brashear é conduzido a posição de mergulhador no mesmo navio em que serviu como cozinheiro. Então, um acidente a bordo coloca em risco sua carreira.

Com o acidente, Brashear corre o risco de ser retirado do serviço pois sua perna tornou-se inútil para seu trabalho. Então ele toma uma séria decisão: a de amputar sua perna para que – com a ajuda de uma prótese – ele possa exercer suas funções como mergulhador naval. É neste momento que ele conta com a ajuda de quem ele menos esperava: Chefe Sunday.

Após um longo período de recuperação, Brashear se apresenta a uma comissão de avaliação onde ele deverá demonstrar que está apto para exercer suas funções como mergulhador naval. Em mais uma sequência emocionante do filme quando ele dá os doze passos necessários (trajando o equipamento de mergulho que pesa mais de 120 kg) provando ser capaz de realizar o necessário.

Eis o trailer deste ótimo filme:

Trailer do filme “Homens de honra” (Men of Honor)

São filmes muito bons que realmente recomendo que você os tenha em sua coleção. Apesar do toque comercial, são filmes bons para pensar. Afinal, todos podem ter o direito a uma segunda chance.

Segunda chance… já faz 17 anos que eu tento conquistar a minha.

Bom, quanto aos filmes, aceitos sugestões de outros títulos. Espero que gostem de minhas sugestões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...