21 de agosto de 2012

E agora para vocês, mais um horário eleitoral…

Hoje começa mais uma temporada de horário eleitoral gratuito. Mais uma vez, as mesmas caras de sempre pedirão pelo nosso voto. Mais uma vez pessoas que nunca vi farão chamadas na televisão e no rádio prometendo mundos e fundos. Mais uma vez a mesma história.

Muita coisa me incomoda em política. Ainda assim é importante acreditar que algo pode ser feito. Que alguém em toda aquela turma tenha boas ideias. Que possa fazer algo melhor.

Enquanto escrevo este texto, estou assistindo parte do programa eleitoral. Já vi ex-ministro candidato a vereador, cantor de pagode também, ex-jogador de futebol, , esportistas, políticos “profissionais” (aqueles que nunca ganham eleição mas tem como hobby participar de todo o circo) e até mesmo alguns que se apoiam em grandes nomes do passado (Fulano filho… Beltrano neto e por aí vai) e até mesmo ex-celebridades como cantores e participantes de reality shows. Basicamente, os candidatos apresentam seu nome e seu número. Algumas frases de efeitos e pronto: temos uma campanha eleitoral.

Alguns até falam com certa lucidez, outros visivelmente são oportunistas em busca de uma “boquinha” na administração pública. Outra coisa engraçada é ver alguns políticos engajados com projetos anteriores que literalmente viraram a casaca. Em eleições anteriores estavam de um lado e agora estão no lado oposto…

Eu não entendo isso.

O pior é que muitos serão eleitos não por suas propostas, não por suas ideias e convicções políticas. Serão eleitos pela propaganda, por uma grande sacada de marketing.

O pior de tudo? Não tenho nenhum candidato… nem a prefeito e nem a vereador. Não… não pretendo fazer um uma defesa partidária doentia. Só gostaria que a eleição gerasse um debate sério sobre como tornar a cidade um lugar melhor.

Mas como isto pode acontecer se nem mesmo os candidatos estão dispostos a iniciar um debate?

É uma pena…


By José Cruz (Agência Brasil) – Creative Commons 3.0 Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...