31 de outubro de 2012

Ler jornal ou revista está se tornando um hábito do século passado

Hoje circulará a última edição do Jornal da Tarde, mantido pelo grupo Estado que entre outras atividades, publica o jornal “O Estado de São Paulo”. Um jornal criado há 46 anos e que deixará de circular – como o próprio grupo classifica – por uma decisão empresarial.

Entenda-se por “decisão empresarial”, problemas financeiros. O jornal, é uma empresa particular que obviamente visa lucro. Sua missão é informar enquanto veículo de comunicação, mas seu objetivo enquanto empresa é o auferir lucro para seus controladores.

BRA_JT

Assim, encerra-se a história de mais um jornal paulistano. Outros já se foram, como o Folha da Tarde que deu lugar ao “Agora SP” com uma linha editorial bem diferente; além do caricato “Notícias Populares” que exagerava nas cores quando publicava notícias policiais.

Entretanto, o hábito de sentar no sofá e ler um jornal sujando os dedos com tinta que se desprende do papel parece que está desaparecendo. Eu me dei conta disto hoje. Jornal impresso eu só leio mesmo quando vou ao salão de cabelereiro (o barbeiro é assinante do JT) aguardando minha vez. No mais, leio uma ou outra revista semanal e o restante, consigo por meio dos portais de informação, como UOL, Terra, Estadão e Folha.

Além disso, as revistas e jornais estão desenvolvendo diversos apps para o novo Windows 8. Eu testei o da revista Exame e gostei bastante. No formato de revista eletrônica o acesso é bem dinâmico e o visual atraente.

image

Em tempos de smartphones e tablets e com o a chegada do Windows 8 totalmente voltado para a experiência “touch”, ler jornal ou revista à moda antiga está se tornando um hábito do passado.

image

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...